O veganismo, movimento que vem ganhando cada vez mais adeptos, é uma filosofia, um estilo de vida que, entre outras coisas, busca excluir todas as formas de exploração e crueldade para com os animais na alimentação, vestuário ou em qualquer outra forma.
Quando falamos em dieta vegana, esta dispensa qualquer produto ou alimento que seja derivado em parte ou totalmente de animais, seja com o abate, derivado de produção animal como ovos e leite, ou mesmo cosméticos testados em animais.
Ao cogitar adotar uma alimentação vegana, muitas pessoas apenas consideram o lado restritivo da alimentação, crendo muitas vezes na falta de variedade e opções de refeições, o que não condiz com a realidade. Cada vez mais receitas veganas são elaboradas e difundidas pelos adeptos desta prática.
A alimentação vegana, é rica e variada e inclui fontes de proteínas suficientes para a necessidade do corpo humano. Para demonstrar as possibilidade e variedades de pratos, confira as receias a seguir e comprove a riqueza deste tipo de alimentação:
Café da manhã
1. Biscoitinhos de banana e aveia: com poucos ingredientes e fácil de fazer, estes biscoitinhos é uma ótima opção para acompanhar o café-da-manhã. A banana amassada é a base do mesmo, e a aveia garante a crocância ao momento em que é assada.
Leia também: Alimentos termogênicos: nutrição que favorece o emagrecimento
2. Bolo de chocolate com cobertura de chocolate vegano: ao pensarmos em chocolate, é comum relacionarmos com o tipo mais comumente comercializado: chocolate ao leite. Mas na realidade, o cacau em pó ou mesmo o chocolate amargo não contém leite em sua composição. Opção ideal para matar a vontade de comer um bolo sem culpa.
3. Pão de queijo vegano: feito utilizando como ingrediente base a mandioquinha salsa, ou batata baroa, esta receita apresenta um pão de queijo que não vai queijo, mas é uma delícia. Rende cerca de 20 pães pequenos.
4. Granola caseira: ótima opção para comer juntamente com frutas no café-da-manhã, uma granola caseira além de ser uma receita econômica, ainda é rica em fibras. Vale ressaltar que para ser vegana não deve-se utilizar mel, mas a glicose de milho conforme sugerido pelos autores.
5. Manteiga de amendoim: ideal para passar em pães e bolachas, a manteiga de amendoim é rica em fibras e proteína, além de prover saciedade por mais tempo, evitando assim excessos.
6. Leite de coco caseiro: ótima opção como leite vegetal, o leite de coco caseiro, além de mais saboroso e fino do que o industrializado, oferece uma infinidade de usos em receitas veganas. Se armazenado na geladeira em um pote esterelizado, dura até 5 dias.
Leia também: Pressão alta: um guia completo para você se cuidar
Lanches e petiscos
7. Barra de cereal de chocolate meio amargo: uma receita para dar energia. Utilizando a granola feita em casa, fazer estas barrinhas se torna ainda mais fácil. Aqui é utilizado o chocolate meio amargo acima de 60%. Vale ficar atenta pois apesar da porcentagem de cacau ser alta, não é garantia que seja vegano. Algumas marcas adicionam leite, ou mesmo processam o produto em nas mesmas máquinas que chocolates ao leite, deixando-o com traços do produto de origem animal.
8. Bolinhas veganas de tofu: ótima opção para ser servida como entrada, estas bolinhas levam como ingrediente principal o tofu, queijo a base de soja, muito utilizado na culinária asiática. Para deixar a receita mais saudável, vale assá-la ao invés de fritá-la.
9. Esfirras de espinafre: inspirada pelas esfirras famosas de uma rede de restaurante, esta receita leva o espinafre como principal recheio. Rico em nutrientes, esta verdura contém altas concentrações de vitaminas do complexo A e B, além de ser um poderoso antioxidante.
10. Hambúrguer de feijão branco e quinoa com molho de pepino: além de saboroso, este hambúrguer é extremamente proteico, A quinoa, muitas vezes nominada como “a proteína em grão”, é originária da região dos Andes, é fonte de cálcio, ferro, ômega 3 e ômega 6 e é considerada um dos alimentos mais completos nutricionalmente. Aqui, juntamente com o feijão branco, dá forma à um hambúrguer para adorador de fast-food nenhum botar defeito.
11. Falafel de forno com maionese verde: o falafel, salgado originário dos países do Oriente Médio, consiste em bolinhos fritos de grão-de-bico com uma variedade de condimentos. O grão-de-bico é uma fonte de fibras, proteína e energia. Aqui é apresentado uma versão mais saudável: são assados no forno.
Leia também: 15 canais do Youtube para aprender receitas veganas
Almoço e jantar
12. Mac and cheese – macarrão e queijo vegan: mais uma vez deve-se ficar atento ao comprar o macarrão: este deve ser sem ovos. Para o molho de queijo vegano, a batata e a cenoura fazem a base cremosa. Para deixar a consistência ideal, deve-se processar os ingredientes.
13. Salpicão vegano: até o prato favorito de almoços de domingos ganhou sua versão vegana. Para fazer as vezes de frango desfiado, é utilizado a “carne de jaca”, opção muito comum aos adeptos deste movimento, onde pedaços da fruta são cozidos na panela de pressão e temperados de acordo com o gosto pessoal.
14. Massa à carbonara: utilizando macarrão sem ovos, o destaque desta receita é o molho, feito com queijo vegano ou levedura de cerveja, com pedaços de bacon vegano, ingrediente feito de proteína de soja.
15. Conchiglione recheado com espinafre, alho-poró e creme de tofu: receita ideal para ocasiões mais especiais, este clássico da culinária italiana ganha sua versão vegana. Para rechear o macarrão, molho branco feito à base de tofu, o queijo de soja, alho-poró e espinafre. Prato com ares gourmet.
16. Rolinho de acelga com carne vegetal: outra receita com de aparência mais elaborada, os rolinhos feito com acelga, alimento rico em antioxidantes, são recheados com carne vegetal, onde a matéria prima é comporta basicamente de soja e trigo.
Leia também: 26 receitas veganas deliciosas para o seu cardápio do dia a dia
17. Nhoque de abóbora: simples de fazer, com poucos ingredientes, mas com sabor marcante, este nhoque utiliza a abóbora como base de massa. Para acompanhar, molho de tomate é uma boa pedida.
18. Beringela recheada com cogumelos: o cogumelo, presença constante em receitas veganas, é rico em beta-glucanas, substância que estimula o sistema imunológico, em especial as células chamadas natural killers, as quais destroem células cancerígenas, sendo um coadjuvante no tratamento do câncer.
19. Massa de grão-de-bico: nesta receita, o autor ensina a fazer uma massa de torta com grão-de-bico como base. Para rechear, vale usar da criatividade e adicionar legumes, vegetais e até queijo e carnes veganas.
Sobremesas
20. Pudim de coco: pudim fácil e saboroso, não utiliza a gelatina como emulsificante, já que a mesma tem origem animal. Para deixar o pudim na consistência ideal, é utilizado o ágar-ágar, emulsificante extraído de algas marinhas vermelhas, o qual possui textura gelatinosa.
21. Tortinha de banana vegan: na base da massa, margarina ou creme vegetal. Para o recheio, bananas, limão e açúcar demerara. Além de lindas e veganas, esta receita é o doce ideal para receber os amigos ou familiares: deliciosa.
22. Raspadinha de melancia: ótima opção para os dias mais quentes, esta raspadinha ganha um toque especial a adicionar manjericão e água de coco congelada à melancia, resultando em uma bebida refrescante e nutritiva.
23. Picolé de limão e kiwi: outra receita para dias de calor, aqui o picolé é feito de kiwi com limão, dando a opção de trocar o manjericão pela folha de hortelã, ou mesmo adicionar uma casquinha de chocolate, mas lembre-se: chocolate também vegano!
24. Nutella caseira: o creme de avelãs mais querido do mundo também possui sua versão caseira e vegana. Para fazê-lo, basta poucos ingredientes em um bom processador de alimentos. Dura cerca de 30 dias na geladeira.
25. Torta de rabanada: utilizando um pão francês vegano, muito comum em qualquer padaria, já que a receita tradicional leva somente farinha, água, sal, óleo e fermento, sendo necessário conferir com o estabelecimento na hora da compra, esta rabanada traz ingredientes saborosos como leite de amêndoas, bananas, uvas-passa e castanha-do-Pará. Rica em variedade e sabores.
26. Sorvete de banana e de cacau com calda de hortelã e laranja: nesta receita, usa-se a banana para fazer a base do sorvete. Para fazer de chocolate, basta adicionar cacau. Já para as caldas, suco de laranja ou folhas de hortelã batidas com água, engrossadas com amido de milho.
Comprovando que a alimentação vegana é variada e rica em vitaminas, proteínas e sais minerais, basta escolher a receita que mais lhe agrada e colocar em prática este estilo de vida.
O post Descubra os benefícios da jaca e seu poder nutricional da folha até o caroço apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Descubra os benefícios da jaca e seu poder nutricional da folha até o caroço Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário