Cuidar das unhas está muito longe de significar estar sempre com unhas esmaltadas. Aliás, usar esmaltes com muita frequência e sem intervalos é, ao contrário do que muitos podem pensar, prejudicial para a saúde das unhas: os componentes químicos contidos no produto agridem e enfraquecem as unhas.
Do mesmo modo, tirar a cutícula sempre pode levar a muitos problemas. Além de remover uma proteção das unhas contra microrganismos causadores de infecções, o uso de alicates e espátulas mal higienizados em salões de beleza podem acabar causando doenças graves por contaminação.
Além de cuidados simples, como não roer as unhas e mantê-las sempre limpas, outros hábitos podem ser adotados para garantir a saúde das unhas. O contato com alguns tipos de produtos e até o excesso de água causam enfraquecimento e tornam as unhas quebradiças.
“Algumas vezes é necessário o uso de esmaltes fortificantes e até mesmo comprimidos vitamínicos específicos para fortalecimento da unha. Se o caso for mais grave, procure um dermatologista para prescrição de esmaltes, óleos específicos e tratamento oral”, aconselha a dermatologista Alessandra Drummond, da Clínica Murilo Drummond, no Rio de Janeiro.
Confira maneiras de cuidar das unhas em casa para que elas estejam sempre fortes, saudáveis e bonitas:
Leia também: Blindagem de unha: a técnica que deixa as unhas fortes e bonitas
1. Hidrate unhas e cutículas
Hidratar as unhas e as cutículas é um hábito que ajuda a mantê-las saudáveis, fortes e bonitas. A hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por semana, idealmente diariamente, aplicando produtos específicos para a área em movimentos circulares.
2. Não coloque as mãos na boca
“A saliva é ácida e muito prejudicial para a saúde das unhas”, conta Heloiza Gomes, manicure e podóloga do Visage Coiffeur, no Rio de Janeiro. O hábito deve ser evitado principalmente logo depois de ter as unhas feitas, quando elas estão mais frágeis.
3. Respeite o formato natural das unhas
Na hora de lixar as unhas, é importante ter em mente que o formato natural deve ser levado em conta. Unhas naturalmente redondas que são lixadas quadradas, por exemplo, têm mais chances de quebrar e não crescer.
4. Faça um intervalo entre esmaltadas
O processo de esmaltação agride as unhas. O ideal é que, após retirar o esmalte, as unhas fiquem por algum período em descanso. A indicação da manicure Heloiza Gomes é de que esse tempo seja, no mínimo, de 12 horas.
5. Tenha seu próprio kit de manicure
Ter seu próprio material de manicure – lixas, alicates, espátulas, etc – é fundamental para assegurar a sua saúde. Caso não tenha seu próprio kit e vá fazer as unhas com manicure, procure sempre locais que usem produtos esterilizados ou descartáveis.
Leia também: Unhas perfeitas: 20 maneiras de mantê-las saudáveis e bonitas
6. Tenha cuidado ao lixar a parte de cima das unhas
Lembre-se que a parte de cima das unhas é mais frágil. “A parte de cima da unha deve ser lixada com produtos especiais, normalmente lixas quadradas mais esponjosas. O movimento, neste caso, deve ser leve e delicado, apenas para tirar possíveis descamações e ondulações”, ensina Heloiza.
7. Evite o contato com produtos de limpeza
Produtos de limpeza e produtos que têm cloro na formulação prejudicam unhas e cutículas. Para evitar o contato direto, use luvas e sapatos fechados ao utilizar esses materiais.
8. Verifique a data de validade do esmalte
Utilizar esmalte, base ou extra brilho que já passaram do prazo de validade não é bom para a saúde das unhas. Mesmo que o aspecto do esmalte esteja normal, verifique sempre a data de validade no rótulo antes de esmaltar as unhas.
9. Não use sapatos que apertem o pé
Sapatos apertados não causam apenas desconforto, mas também prejudicam as unhas dos pés, uma vez que as mantêm pressionadas. “O uso de sapatos fechado deve seguir um esquema rotacional; o que significa que o sapato usado hoje deve ser colocado em um lugar arejado no dia seguinte, enquanto se usa outro”, ensina a dermatologista Alessandra Drummond.
10. Não puxe a pele da cutícula
Não se deve arrancar qualquer pedacinho de pele que esteja incomodando. Da mesma forma, não arranque descamações das unhas. Esses hábitos agridem cutículas e unhas.
Leia também: Unhas amareladas: entenda o que pode ser e saiba como tratar
11. Prefira não tirar a cutícula
As cutículas protegem as unhas de infecções provocadas por bactérias e fungos, por isso, o melhor a fazer é não tirá-las. “Quanto menos se tira, menos é necessário tirar. Se não remover a cutícula a tendência é que nasça cada vez mais fina”, conta Alessandra.
12. Seque bem as unhas
Sempre que tomar banho ou lavar as mãos, seque muito bem as unhas. Deixar as unhas úmidas por muito tempo pode causar doenças, pois o ambiente fica favorável a fungos e bactérias.
13. Evite o uso de luvas com látex
Do mesmo modo que o contato com produtos de limpeza é prejudicial, luvas com látex também agridem as unhas. Também atente-se à luvas que tenham um “pózinho” na parte de dentro: após utilizá-las, lave bem as mãos.
14. Prefira removedores de esmalte
A acetona resseca as unhas e é mais agressiva que outros removedores de esmalte. Na hora de escolher o produto, procure optar por removedores que não são feitos à base de acetona e que promovam a hidratação das unhas.
15. Invista em óleos para a hidratação
“A melhor forma de hidratar a unha é com óleos. Pode ser um óleo mineral ou de amêndoas”, sugere a dermatologista Alessandra Drummond.
16. Não deixe o esmalte por muito tempo na unha
É comum ficar satisfeita com um esmalte que dura bastante tempo nas unhas sem descascar. Porém, procure não deixar o mesmo esmalte por tempo excessivo nas unhas – afinal, é recomendável que elas tenham um tempo sem o produto, para “respirar”.
17. Cuidado ao cortar os cantos
Cortar os cantos das unhas além do necessário pode fazer com que eles cresçam de forma diferente, causando encravamento. O ideal é cortar os cantos retos, tanto nas unhas dos pés quanto nas da mão.
18. Evite o contato excessivo com água
Água em excesso pode prejudicar a saúde das unhas. Além de secá-las bem após molhá-las, o ideal é que o tempo de contato com água não seja muito longo. O contato exagerado pode enfraquecer as unhas.
19. Use produtos hipoalergênicos
Quem tiver qualquer reação alérgica ao esmalte e ainda assim não quer abrir mão da esmaltação, deve sempre optar por produtos hipoalergênicos. Atente-se aos sintomas, geralmente coceira na pele, em locais que entraram em contato com o esmalte.
20. Cuide da alimentação
Sua alimentação vai refletir no aspecto das suas unhas. Assim, do mesmo modo que uma alimentação saudável vai ter como resultado unhas fortes, saudáveis e bonitas, a má alimentação pode render unhas quebradiças, fracas e que não crescem direito.
Produtos para cuidar das unhas
Confira na galeria a seguir alguns produtos que podem ajudar no cuidado, na hidratação e na fortificação das unhas.
Cuidar das unhas para evitar doenças e fungos, mantendo-as limpas, não é apenas um hábito de vaidade, mas sim de saúde. Cuide-se.
O post 6 truques fáceis e garantidos de como tirar esmalte sem acetona apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
6 truques fáceis e garantidos de como tirar esmalte sem acetona Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário