Com a casa cheia, o almoço de Páscoa pode ser visto como um desafio. Mas, é possível escolher pratos deliciosos para a ocasião com receitas simples ou fáceis de preparar com um bom planejamento de tempo e os ingredientes certos.
Presença constante na mesa do feriado, os pratos levam bacalhau, cordeiro e as sobremesas com amêndoas são apostas tradicionais e que continuam fazendo sucesso. Quem deseja variar o cardápio, pode apostar em pratos crus, como o ceviche, ou em carnes como o frango e o porco.
Risotos e massas também têm seu espaço na mesa, sendo uma opção valiosa para agradar tanto os vegetarianos quanto quem come carne. O segredo é apostar em molhos com uma cara diferente, que dão um toque de novidade até ao mais comum dos tipos de macarrão.
Confira algumas ideias de receitas para o seu almoço ou jantar e algumas outras para servir na sobremesa, e encontre aquela que mais tem a ver com o seu tempo, possibilidades e o gosto da família!
Pratos principais
Entre aves, peixes, pratos com suínos, cordeiro e carnes bovinas, há muitas possibilidades para agradar o paladar com o prato principal no almoço de Páscoa. Confira algumas ideias:
Peixes
1. Bacalhau Espiritual: a preparação deste prato é dividida em partes, o que colabora bastante para a organização e facilita o processo. O resultado é um prato leve, cremoso e de apresentação bem bonita.
Leia também:
12 receitas de torta de bacalhau para dar uma variada no cardápio 297909
2. Bacalhau à Brás: este é um prato tradicional português. Para manter a preparação como feita tradicionalmente, a receita leva batata palha caseira e ensina como dessalgar o bacalhau – processo que deve ser iniciado com, pelo menos, um dia de antecedência.
3. Bacalhau Riberalves crocante: com o bacalhau já dessalgado, o tempo total de preparo da receita é de, em média, 35 minutos. O peixe é servido acompanhado de molho branco e batatas raladas.
4. Bacalhau com natas: esta receita leva ingredientes simples e é uma forma clássica de preparar o bacalhau. Ela pode ser servida tanto pura, por já incluir batatas gratinadas, quanto acompanhada de arroz branco.
5. Ceviche: quem gosta de pratos crus tem tudo para se dar bem com o ceviche. A receita é marinada no limão e pode ser feita com o peixe branco de sua preferência. O preparo é muito rápido e pode começar minutos antes de servir.
Cordeiros, carnes e aves
6. Carre de cordeiro com molho de cerejas e especiarias: aqui o cordeiro é preparado com cerejas e acompanhado de um couscous de pistaches e amêndoas. A surpresa boa é que todo o preparo leva, em média, uma hora. Para caprichar na apresentação do prato, a dica é usar corante para deixar o molho de cereja bem vermelhinho.
Leia também:
Almoço de domingo: 25 receitas incríveis para comer rezando 297909
7. Cordeiro da Páscoa: este prato exige planejamento. Além de contar com uma boa variedade de temperos, o preparo toma bastante tempo, uma vez que o cordeiro leva algumas horas para assar. Porém, o esforço é recompensado com um prato tenro e saboroso.
8. Galeto al primo canto: se a ideia é ter um prato com aves mas que ainda seja diferente, esta receita tradicional do Rio Grande do Sul é uma boa opção. Temperado com sálvia, manjerona e cerveja, o frango fica úmido e saboroso.
9. Frango no forno com especiarias: esta é para quem prefere receitas mais clássicas e gosta de caprichar no tempero. O frango é marinado com mel, gengibre, pimenta malagueta, alho, sal, pimentão doce e limão, e pode ser servido acompanhado de saladas ou arroz.
10. Costela suína caramelizada: servida com batatas assadas, o trunfo desta receita é o molho que acompanha a costela de porco. Misturando a mesma proporção de ketchup, molho inglês e melado de cana, você obtém um molho saboroso e que deixa a carne ainda mais bonita.
Massas e risotos
11. Massa ao pesto com camarão: esta é uma receita saborosa, que tem uma apresentação bonita e é muito fácil de fazer, ficando pronta em aproximadamente 30 minutos. O carro chefe do prato é o molho pesto, que leva alho, amêndoas, manjericão, azeite e queijo, em quantidades que podem ser ajustadas de acordo com seu gosto.
12. Risoto de gorgonzola: este risoto leva queijo parmesão e gorgonzola e é ideal para quem gosta do sabor forte do gorgonzola. Quem prefere um gosto menos acentuado, pode diminuir a quantidade do ingrediente na receita para um toque mais sutil.
Leia também:
20 saladas de bacalhau para surpreender nas festas de final de ano 297909
13. Tagiatelle com siri: macarrão, siri, camarão, tomate, cebolinha e coentro são os ingredientes principais deste prato. A receita é simples de seguir e o resultado é diferente e bem colorido.
14. Laços com molho de tomate, atum e azeitonas: fácil e rápido de fazer, este molho combina uma boa variedade de vegetais e atum, dando uma cara nova à massa. Quem preferir, pode substituir o laço por outro tipo de macarrão.
15. Lasanha caprese: eis aqui uma ótima opção para quem procura um prato vegetariano. A lasanha com queijo e tomates fica leve e muito saborosa combinada com molho pesto.
Sobremesas e pães
16. Mini-folares: os ingredientes menos comuns desta receita são erva doce e rolinhos de cacau – todo o resto é possível que você já tenha em casa. Os mini-folares ficam macios, são práticos para servir e têm um apresentação bastante bonita.
17. Bolo com chocolate: quem não quer abrir mão de um bom bolo para a ocasião, pode surpreender com esta receita. A combinação de chocolate, laranja, baunilha e rum resultam em uma sobremesa atrativa e perfumada.
18. Pão de especiarias, passas e avelãs: este pão tem como diferencial em seus ingredientes uma seleção de temperos, uvas passas e avelãs. Quando pronto, o pão pode ser servido tanto como sobremesa ou no café, quanto como acompanhamento para o almoço.
Leia também:
Bacalhau com batatas: 18 receitas saborosas para adicionar ao cardápio 297909
19. Folar de maçã: montado com várias rodelas de massa, maçã e amêndoas, esse prato é uma alternativa para uma sobremesa, saindo do comum círculo dos sempre presentes bolos e tortas.
20. Amêndoas light sem glúten e sem lactose: esta é uma ótima receita para quem procura por um prato de sobremesa que seja saudável e não contenha glúten ou lactose. A massa pode ser modelada em formatos diferentes e agradar tanto adultos quanto crianças.
21. Torta pascualina: esta torta salgada com recheio de ovos, espinafre, queijo parmesão e molho bechamel é uma ótima pedida para servir em lanches ou momentos que antecedem as refeições principais.
22. Bolo cítrico de amêndoas e polenta: a inusitada combinação da polenta com as amêndoas, laranja e limão formam um combo de sucesso. Na hora de servir, a dica é oferecer iogurte grego natural como acompanhamento, para contrastar os sabores.
23. Torta de figos e amêndoa: esta torta doce de figos e creme de amêndoa é leve e é tem uma apresentação muito bonita. A preparação exige um pouco de planejamento de tempo: a massa precisa gelar por pelo menos uma hora antes de ir ao forno pela primeira vez.
24. Bombom aberto: simples e rápida de preparar, esta é uma receita de bombom aberto de uvas. Se preferir, pode substituir as uvas por outras frutas – morangos, por exemplo.
Leia também:
25 receitas para um delicioso almoço de Páscoa com a família 297909
25. Strogonoff de chocolate com nozes: as nozes são o ingrediente menos comum desta receita, que pode ser preparada apenas alguns minutos antes de servida. Quente ou gelado, o strogonoff de chocolate é uma aposta simples e certeira.
O post 20 receitas de bacalhau ao forno para servir naquele almoço especial apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
20 receitas de bacalhau ao forno para servir naquele almoço especial Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário