Quando uma mulher é convidada para um casamento, junto da animação e alegria pelo amigo(a) ou parente que está formalizando a união vem também aquela difícil preocupação: ”Com que roupa eu vou?”. E quem é que nunca passou por isso, não é mesmo?
Por mais preocupante que pareça a situação, você não deve se desesperar pensando nisso. O que você pode e deve fazer é analisar os pontos principais que regem a etiqueta dos trajes para casamentos.
Os principais aspectos que você deve levar em consideração são: traje especificado no convite, local da festa, clima e horário da festa (um dos itens que mais deverá influenciar sua escolha).
Como nem todos os convites trazem a informação a respeito do que se deve vestir para a cerimônia e festa, o traje social será a sua opção.
Para os homens, a situação toda é mais tranquila. Se o traje não foi especificado, vá de calça social, camisa e terno. Nunca vá de calça jeans ou camiseta. E deve-se tomar cuidado na escolha do sapato, para não eleger um modelo esportivo.
Leia também: 20 maneiras de se vestir de forma elegante sem gastar muito
Para a convidada mulher, ir de vestido é a única opção? Não. É possível montar conjuntos com saia e camisa, saia e blazer ou calça social e blazer, se preferir não optar pelo tradicional vestido. Entretanto, tenha em mente que provavelmente a maioria das mulheres optará pelo vestido.
E o vestido deve ser curto, médio ou longo? Vestidos longos devem ser exclusividade das madrinhas e mãe da noiva e do noivo. Porém, se estiver muito frio e a noiva conceder, as convidadas também podem ir de longo. Em outros casos, considera-se de bom tom ir de vestido de comprimento médio ou um curto que não seja curto demais, especialmente se houver cerimônia na igreja.
Quanto ao local da festa, é importante lembrar que locais fechados pedem produções mais elaboradas, enquanto festas ao ar livre – chácaras, praias e parques – pedem looks mais leves, descontraídos e confortáveis.
Se o clima for de ameno para quente, será mais fácil montar a produção. Um vestido e uma sandália já resolvem sua dúvida. Porém, se o clima estiver fresquinho ou bem frio, você precisará investir em um vestido de manga, meias e sapato fechado.
Em relação ao decote: se for tomara que caia, use cabelos soltos e não use saia muito curta; se for um decote mais fechado, prenda os cabelos e a saia poderá ser mais curtinha. O segredo é equilibrar.
Leia também: Como se vestir para um casamento
Outra dica é conversar com a noiva e com outras convidadas, assim vocês conversam sobre os trajes e podem se ajudar na hora da escolha. Isso evita também que você chegue na festa vestida de forma diferente de todo mundo.
Mas a dica de ouro para quem é convidada em um casamento é: não vá de roupa clara. Isso inclui branco, champagne, pérola e outras cores clarinhas que amamos, mas devem ser esquecidas quando se é convidada de um casamento. Cor clara é exclusividade da noiva, não se esqueça desta regra.
Veja a seguir mais dicas específicas para os trajes em cada situação.
Como se vestir para um casamento em dia quente
Se o casamento for acontecer em um local fechado, à noite, você pode explorar a produção mais elaborada. Aposte nos vestidos com estampas e paetês, clutches com bordados e pedrarias e acessórios poderosos.
Veja a seguir algumas opções para inspirar:
Leia também: Como usar terninho: looks clássicos, modernos e femininos
Porém, se o casamento for de dia ou em um local aberto, você deverá investir em peças leves e fluidas, sem muitos brilhos e bordados, acessórios mais discretos e bastante elegantes. Confira algumas sugestões para te inspirar:
Como se vestir para um casamento em dia frio
No inverno, os casamentos em geral são em locais fechados, à noite. Para este tipo de produção, você pode escolher um vestido curto com manga longa, que além de ser elegante, te deixará protegida do frio. Se o dia estiver muito frio, você poderá complementar usando meias e um sapato fechado quentinho. Em casos extremos, use um casaco bem costurado, de alta qualidade.
Inspire-se com estas opções de looks para casamento em dias mais frescos de outono ou inverno:
Looks para convidadas de casamento gestantes
Para as convidadas que estão grávidas na época do casamento, a dica mais importante é escolher algo que fique confortável e não te aperte. É ideal que você se sinta à vontade e que a peça não seja muito justa para que você não sofra se o corpo inchar durante a festa. Um coringa para gestantes é o vestido que marca logo abaixo do busto e deixa a barriga soltinha. Fica um charme. Confira algumas inspirações:
Looks para convidadas de casamento plus size
Para as convidadas que usam manequim plus size, há opções muito interessantes para o look de casamento. Para valorizar sua silhueta, escolha um modelo que modele seu corpo para dar ênfase ao seu ponto forte. Vestidos bem acinturados são uma boa alternativa para ir à um casamento. Veja algumas opções:
Looks com calça para convidada de casamento
Outra ideia para compor o visual de convidada é montar um combinado de calça social e camisa ou blusa ou até mesmo o macacão, desde que em uma versão mais clássica e fina. Apesar de ser menos comum, há mulheres que prefiram usar esta combinação, por se sentirem mais à vontade ou por considerarem mais bonito. Veja a seguir como é possível ficar elegante para ir a um casamento mesmo sem usar saia ou vestido:
E não se esqueça que os acessórios como brincos e clutches também tem um papel importante na produção de casamento. Por isso, vale a pena investir em itens bonitos para compor o look.
Os sapatos devem ser confortáveis. O salto meia pata é um coringa para este tipo de evento, pois com ele é mais fácil aguentar a festa toda dançando sem precisar descer do salto e perder o glamour da produção.
Se você ainda tem alguma dúvida quanto ao seu look de convidada, deixe um comentário abaixo.
O post Traje social: aprenda como usar e se inspire com 40 looks arrasadores apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Traje social: aprenda como usar e se inspire com 40 looks arrasadores Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário