A abóbora cabotiá, cabotiã ou japonesa, é bastante versátil e combina com muitos gostos e sabores: salgado, doce, especiarias, carne, queijo… Vai bem numa refeição quente como sopa e também numa versão leve como fatias assadas. Pode ser a estrela do cardápio ou o acompanhamento que completa o prato. Conheça as receitas e escolha qual vai brilhar em sua mesa.
1. Creme de abóbora leve
Leve, nutritivo, reconfortante e cheio de sabor, esse creme de abóbora é bem prático e rápido de fazer. Perfeito para noites frias, ele brilha com os sabores da abóbora e da cebola reforçados pelas especiarias.
2. Sopa de abóbora cremosa
Essa sopa fica tão gostosa que faz a gente desejar que o frio chegue logo e dure bastante. Abóbora cabotiá, cebola, alho e temperos dão o sabor, e a batata e o creme de leite completam a textura cremosa e suave da sopa.
3. Abóbora cabotiá assada com ervas
Seja como elemento principal, acompanhado de salada ou legumes, ou como acompanhamento de carne grelhada, essas meias-luas de abóboras assadas fazem bonito na aparência e no paladar. E o preparo não poderia ser mais simples: você corta e leva para assar com azeite, alho e as ervas.
4. Purê de abóbora cabotiá com parmesão
Nesse purê, o sabor adocicado da abóbora é complementado pelo salgado do queijo parmesão. Para preparar, você pode escolher entre assar ou cozinhar os pedaços de abóbora. Depois é só amassar/passar no processador e misturar com os outros ingredientes.
5. Cabotiá assada com alecrim
Um sabor que dá muito certo é a combinação do dulçor da abóbora com o frescor do alecrim. O que dá a liga entre os dois é o azeite, o sal e a pimenta-do-reino. O resultado é um acompanhamento perfeito para refeições leves, mas bem saborosas.
6. Nhoque de abóbora cabotiá low carb
Poder comer sem peso na consciência deixa a comida ainda mais saborosa. E, nesse caso, sabor é o que não falta: abóbora assada, farinha de grão-de-bico, farinha de coco, queijo parmesão e noz-moscada formam um nhoque delicioso, que não deixa nada a desejar em relação ao tradicional.
7. Quibe assado de abóbora
A abóbora é “japonesa”, a receita é árabe e o resultado, brasileiríssimo. O quibe de cabotiá é daqueles pratos para ocupar o centro da mesa, porque ficam lindos e tão gostosos que todo mundo vai querer repetir e repetir.
8. Escondidinho de cabotiá com carne
Escondidinho é um daqueles pratos com os quais podemos experimentar e criar versões. Nessa, o purê é de cabotiá com parmesão e o recheio é de carne moída bem temperada. Para finalizar, mais parmesão para gratinar. É de comer de olhos fechados em agradecimento!
9. Risoto de abóbora cabotiá
Risoto com pedaços de abóbora é comum, mas esse é especial. A abóbora é cozida, batida e misturada ao caldo de legumes usado para cozinhar o arroz. Assim, os grãos de arroz pegam a cor e o sabor da abóbora, deixando o risoto mais intenso e bonito.
10. Cabotiá recheada com carne seca e requeijão
É como um escondidinho, mas sem precisar de travessa, já que a comida fica escondida dentro da própria abóbora. Depois de assada (ou cozida no micro-ondas), a abóbora é recheada com carne seca, temperos, requeijão, creme de leite e mussarela. Cremoso e cheio de sabor, esse prato exige tempo, mas seu sabor faz cada minuto valer a pena!
11. Abóbora recheada vegana
Batata, batata doce, pimentão, milho, feijão roxinho, tomate, alho, damasco e ameixa secos recheiam a abóbora. Um cozido com bastante sustância e sabor servido dentro da cabotiá assada. Vai dar vontade de mergulhar na abóbora!
12. Abóbora cabotiá caramelizada com com mexerica
Uma receita que destaca o gostinho adocicado da abóbora. Aqui, ela é assada com sal, pimenta, canela, suco de mexerica, melaço, alho e alecrim. Depois de uma hora no forno, ela sai caramelizada, dourada, bem macia e com sabores bem equilibrados. Um acompanhamento daqueles que roubam a cena!
13. Cabotiá assada com mel
Cabotiá, mel, sal e azeite. Com só esses quatro ingredientes você prepara uma abóbora assada deliciosa, bem dourada e caramelizada. E não demora para ficar pronta, não: são apenas 35 minutos de forno e você já pode aproveitar esse delícia.
14. Abóbora cabotiá com shitake
Se você gosta de sabores orientais, vai amar essa receita. A abóbora é cozida no vapor e misturada a um refogado de shitake com shoyu. Servida com arroz, é uma refeição leve e muito saborosa.
Se quiser conhecer mais da versatilidade das abóboras, conheça algumas receitas de abóbora refogada e bolo de abóbora. Do prato à sobremesa, elas vão te surpreender.
O post 14 receitas com abóbora cabotiá para aproveitar toda sua versatilidade apareceu primeiro em Receiteria.
14 receitas com abóbora cabotiá para aproveitar toda sua versatilidade Publicado primeiro em https://www.receiteria.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário