A cada dia mais se torna mais fácil encontrar sujeitos que se descobrem intolerantes ao glúten ou também aqueles os quais preferem retirar essa substância de sua alimentação devido a outras variáveis pessoais. Seja qual o motivo que leva a isto, sabe-se que isso tem como consequência a proibição ou evitação de uma série de alimentos.
Entre os preparos que deixam de ser consumidos, estão os pratos os quais apresentam massa em sua base. Em geral as massas contém sim, glúten em sua composição, entretanto é possível encontrar preparos onde o mesmo não se apresenta, e até mesmo preparar artesanalmente uma massa fresca, em casa, sem a presença deste no prato final.
De preparo com um nível de dificuldade similar aos outros tipos de massa, a pasta sem glúten se diferencia na quantia de ingredientes utilizados, dado que necessita de um número superior de itens para apresente um resultado interessante.
O molho, embora possa ser da preferência do cozinheiro, sugere-se que seja pesto, dado que é de fácil preparo e combina perfeitamente com a suavidade de sabor e textura que se percebe ao saborear este preparo.
Iniciando o preparo pela massa, separe os ingredientes que serão necessários, os quais são: 85 gramas de farinha de arroz, podendo ser integral; 85 gramas de amido de milho; 2 colheres de sopa de fécula de batata; 2 colheres de chá de goma xantana; 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem; 3 ovos e sal à gosto.
A maioria dos itens precisos pode ser facilmente encontrado em supermercados, mercearias ou feiras, entretanto a xantana provavelmente é um nome diferente para muitos. Esta goma irá trabalhar de modo a tornar a massa mais elástica e, embora no primeiro momento seu nome pareça atrelado a algo muito diferente, este item pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.
O primeiro passo se dá por misturar os ingredientes, sendo este processo passível de ser feito a mão ou com o auxílio de um aparelho de batedeira, caso esta tenha gancho. Adicione-os pouco a pouco até que todos tenham sido misturados.
Quando todos os ingredientes estiverem incorporados, enfarinhe uma superfície lisa com farinha de arroz, tal como uma bancada, tampo de mármore ou mesa, e utilize esse espaço para abertura da massa. Para tanto, faça uso de um rolo de macarrão ou cilindro próprio para este propósito, caso o tenha. Abra a massa até obter uma espessura fina de cerca de 2mm e, posteriormente, recorte-a no formato referente ao Fettuccine.
Uma vez que esteja pronta, reserve a massa para cozê-la quando o molho estiver finalizado, possibilitando que o prato seja entregue a quem for degustá-lo ainda quente.
Para o preparo do molho, reserve os seguintes ingredientes: ½ xícara de azeite de oliva extravirgem; 1 maço pequeno de manjericão; 1 dente pequeno de alho; 10 castanhas do pará; 1 pedra de gelo e sal à gosto.
Sua produção é extremamente fácil e rápida, bastando bater todos os itens requisitados em um aparelho liquidificador e reservar, enquanto a massa cozinha. Um fato curioso quanto a esses ingredientes é que o uso da pedra de gelo é essencial para uma cor e cremosidade mais interessante.
Para cozinhar o Fettuccine, coloque água em uma panela, levando-a para ferver. Quanto atingir o ponto de fervura adicione um pouco de sal a água, menos que uma colher de chá, e, em seguida, coloque a massa para cozer. Atente-se ao tempo, pois sendo uma massa fresca seu tempo de finalização é inferior às secas, ficando entre três e cinco minutos. Assim que atingir o ponto al dente, apague o fogo e ponha para escorrer a água.
Disponha a massa em um refratário e coloque o molho pesto por cima, finalizando o prato. O resultado pode tanto contemplar apenas a massa e molho, como também apresentar outros acompanhamentos, como, por exemplo, tomatinhos confit.
De preparo rápido e fácil, este acompanhamento combina perfeitamente com a suavidade presente nesta refeição e pode ser levado ao forno enquanto se prepara os demais.
São necessários os seguintes ingredientes para sua realização: 300 gramas de tomatinhos sweet grape; 1 cebola roxa grande; 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas, tal como orégano, tomilho e outras que achar interessante acrescentar; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem e sal e pimenta à gosto.
Primeiramente, corte a cebola em oito partes e lave bem os tomatinhos. Em seguida, distribua-os em uma forma ou refratário que possa ir ao forno, assim como o restante dos demais ítens. Tempere com as ervas de sua escolha, o sal e o azeite e coloque para assar em forno baixo, por cerca de quarenta minutos ou até que os tomates murchem.
Quando estiver finalizado, sirva-os junto com o Fettuccine ao pesto, garantindo um prato completo em questão de aparência, nutrição e sabor.
The post Fettuccine sem glúten ao molho pesto appeared first on Preparato.
Fettuccine sem glúten ao molho pesto Publicado primeiro em fábrica de massas
Nenhum comentário:
Postar um comentário