As celebrações de final de ano costumam ser lindas e cheias de emoção. E não precisam ser nada complicadas de se organizar, sabia? É aí que entram as receitas de Natal fáceis, aliando simplicidade e muito sabor. Afinal de contas, depois de um ano corrido o que a gente merece é um pouco de facilidade.
Se você está planejando uma ceia especial, não deixe de conferir as sugestões abaixo. As receitas começam nos molhos e saladas, passam pelas carnes e acompanhamentos e vão até as mais gostosas sobremesas. Depois é só reunir quem você ama e comemorar ao máximo essa época tão bonita.
Índice do conteúdo:
Molhos fáceis de Natal
1. Molho branco: simples de fazer, o molho branco tem aquele poder de deixar qualquer prato com um toque mais especial. Para essa opção são necessários apenas 4 ingredientes: leite, farinha de trigo, manteiga e queijo ralado. Mais acessível, impossível!
2. Molho de carne moída: perfeito para acompanhar massas, o molho bolonhesa é saboroso e prático, sendo possível até mesmo congelá-lo. A dica para incrementar o preparo é utilizar cenoura ralada, talo de salsão e pimentão picadinho.
3. Molho de mostarda: esse molho fica incrível tanto com carnes como com saladas, dando um sabor único. A lista de ingredientes pede manteiga, cebola desidratada, água, mostarda dijon, mostarda amarela comum, creme de leite, sal e pimenta.
4. Molho madeira: com vinho madeira, manteiga, cebola picada, alho, farinha de trigo, caldo de carne, tomilho e sal você prepara esse molho que cai muito bem com bifes. Vale, ainda, incrementar com mostarda e champignon.
5. Molho barbecue: quem gosta de molhos com um toque levemente adocicado vai curtir o barbecue. Seu sabor único se deve a uma combinação de elementos como molho inglês e catchup com açúcar mascavo e vinagre. Não é complicado de fazer.
6. Molho de iogurte: levinho e pronto em 5 minutos, o molho à base de iogurte vai bem com saladas de folhas ou de macarrão. Se você quiser um molho mais grossinho, substitua o iogurte natural pelo iogurte grego sem açúcar. O molho pode ser conservado na geladeira de um dia pro outro.
7. Molho pesto: embora pareça sofisticado, o molho pesto fica pronto rapidinho e fica uma gostosura com uma saladinha ou mesmo massas. Basta bater no processador todos os ingredientes, que são manjericão, azeite de oliva, queijo parmesão ralado, alho e nozes.
8. Molho de laranja: as celebrações de final de ano permitem que você fuja um pouco daqueles pratos mais populares. Diferente e mega-aromático, o molho de laranja tem tudo a ver com o verão e combina perfeitamente com aves.
Farofas fáceis de Natal
9. Farofa natalina: goste você ou não, a uva passa costuma ser protagonista em muitas das receitas mais tradicionais de Natal. Nessa farofa aqui não é diferente. Mas tudo bem, é possível fazer sem se você preferir. Fica uma delícia de qualquer maneira.
10. Farofa fácil: sabe aquela farofa com tudo que você tem direito, incluindo bastante ovo? Achou! Para facilitar o preparo, a dica é comprar farofa tradicional pronta e acrescentar os itens que você mais gosta, como cebola, azeitona, milho, salsinha e cebolinha. Fica molhadinha e irresistível.
11. Farofa de bacon e cenoura: você vai amar tanto essa farofa que servirá não apenas no Natal, e sim no almoço de família, no churrasco do final de semana e com todos os assados que preparar. Sério! Com bacon, linguiça calabresa, cenoura ralada e damascos, ela é cheia de cor e com gostos que se complementam perfeitamente.
12. Farofa de biju com bacon: toda colorida, com pedacinhos crocantes e pra lá de nutritiva. Quem diria que uma receitinha de farofa poderia ser assim, cheia de amor? Siga todos os passos mencionados no vídeo e arrase!
13. Farofa com calabresa: descomplicado, esse acompanhamento para a ceia natalina leva o irresistível bacon e um toque de calabresa, sendo temperado com pimenta-do-reino e salsinha. As uvas passas fazem parte da receita original, mas não precisam participar se você não quiser. Daquelas farofas que você quer comer o ano inteiro, sabe?
14. Farofa de banana: ainda que alguns pratos do Natal sejam preparados na véspera, deixe para fazer a farofa no dia que for servir. Assim ela fica no ponto certo e bem gostosinha. Para fugir das receitas tradicionais, experimente acrescentar banana na sua farofinha. O sabor surpreende.
15. Farofa de abacaxi: se você ainda não experimentou abacaxi com carne suína, não sabe o que está perdendo. Nessa farofa, a fruta harmoniza perfeitamente com o bacon, proporcionando uma explosão de sensações enquanto você mastiga. A misturinha de doce e salgado é apaixonante!
16. Farofa sem glúten: low carb, sem glúten, sem ovos, sem soja, sem lácteos. Quem diria que uma farofa podia ser assim? O segredo está nos ingredientes, como manteiga ghee e resíduo de leite vegetal. O investimento é um pouquinho maior, mas vale a pena.
Saladas fáceis de Natal
17. Salada de Natal: já que estamos em clima natalino, que tal montar uma salada em forma de guirlanda? A ideia é colocar um queijo cremoso ou pote de molho redondo no centro de um prato e, ao redor, decorar com manjericão, tomatinhos e folhas da sua preferência. Fica uma graça!
18. Salada Caesar: para uma ceia caprichada, uma salada Caesar especial. Ela conta com um molho feito com maionese, alho, mostarda dijon, limão siciliano, azeite de oliva e queijo parmesão. Croutons feitos em casa dão um toque crocante.
19. Salada de bacalhau com grão de bico: refrescante e toda colorida, essa salada tem o jeito certo para uma celebração em pleno verão. A melhor parte é que ela é bem barata, já que lascas de bacalhau saem muito mais em conta que lombinho de porco. Utilize pimentões verdes e vermelhos para dar um ar natalino ao prato.
20. Salada de frango agridoce: não adianta fugir. Invariavelmente a sua ceia terá algo com um gosto doce e salgado ao mesmo tempo. E, se for para ser assim, que seja em um prato cheio de sabores interessantes, certo? Essa salada leva frango desfiado, maionese, creme de leite, milho, nozes e abacaxi. E, acredite, é de raspar o prato.
21. Salada de couve e laranja: os clássicos assados da ceia ficarão ainda mais gostosos quando servidos com essa salada, que tem como característica mais marcante o seu toque cítrico. É de babar! Confira já o modo de preparo e receba os elogios dos seus convidados!
22. Salpicão: poucas são as pessoas que não apreciam um bom salpicão. Ainda mais se for um feito no capricho, com direito a peito de frango desfiado, cenoura ralada, creme de leite e até batata palha para decorar. Curtiu? Faça em casa!
23. Salada de grão de bico com tomate: grão de bico, azeitonas, tomate cereja, vagem cozida, cenoura, pepino japonês, rabanete, palmito, azeite de oliva, salsinha e sal. É ou não é uma turminha que, reunida, tem tudo para dar certo? Não deixe de experimentar em casa!
24. Salada de batata com atum: não se engane com a aparente simplicidade desta saladinha. Apesar de contar com ingredientes baratos, ela é bem diferente e bem apetitosa. Entre os diferenciais estão as batatas cozidas e cortadas em cubinhos, que também podem ser substituídas por batata doce ou mandioquinha. Vale conferir o passo a passo!
25. Salada de morango: mesmo aquelas receitas do tipo “pegue tudo e misture” podem ganhar um charme a mais na época de final de ano. A salada caprese, que normalmente leva apenas tomate, queijo e manjericão, fica espetacular com alguns itens extras, como morangos e nozes.
26. Salada de frango e manga: prepare-se para conhecer a salada que será a protagonista da sua festa. Isso porque ela não é apenas gostosa, mas tem um visual lindo. A combinação de maionese com iogurte natural garante a cremosidade, enquanto o curry traz aquele temperinho característico e gostoso.
Carnes fáceis de Natal
27. Peru de Natal tradicional: ficou com você a missão de preparar o peru esse ano? Capriche no tempero utilizando uma manteiga de ervas bem perfumada. A manteiga faz toda a diferença na ave, deixando a carne mais suculenta. Sirva com vegetais cozidos, salada e um molho da sua preferência.
28. Tender com mostarda e mel: Preparar essa iguaria é tão simples que mesmo quem não é muito habilidoso entre panelas vai se dar bem. Como o tender pode ser comprado pronto e temperado, a dica é apostar em alguns toques que dão a diferença. Sugestão: pincelar a carne com uma mistura de mostarda e mel. Fica incrível!
29. Lombo de porco na panela de pressão: se engana quem acha que todos os pratos de Natal precisam ficar durante horas assando no forno. O lombo suíno feito na panela de pressão leva pouco tempo para ficar bem macio e suculento. Legumes assados, como batatas e cenouras, complementam com perfeição.
30. Rocambole de carne recheado com queijo: com o orçamento apertado nesse final de ano? Tudo bem! Você pode sim fazer uma ceia bem bonita e festiva sem gastar suas economias. Com carne moída, linguiça e alguns temperos você faz um delicioso rocambole, que leva como recheio bacon, fatias de provolone e catupiry. Todo mundo vai querer repetir, hein?
31. Ave natalina recheada com farofa: ao invés de servir farofa como acompanhamento do jantar, que tal utilizá-la como recheio? Sim! Prepare uma farofinha no capricho, com bacon, cebola, alho, milho, azeitonas e até ovo. Esse conjunto gostoso será usado para rechear o peru, o frango ou o que você preferir.
32. Sobrecoxa recheada com farofa: Natal com orçamento baixo? Se joga no frango! Trata-se de um ingrediente que é, sim, muito gostoso, e não pesa no bolso. O segredo do sucesso é arrasar no tempero da carne, utilizando mostarda e mel. Comidinha deliciosa e sem dificuldades no preparo!
33. Espetinhos: quem gosta de curtir o Natal de forma mais descontraída, talvez até mesmo à beira da piscina, pode apostar em um prato que seja gostoso e prático de comer – exatamente como espetinhos! De carne bovina, suína, frango ou linguiça, eles não exigem muito preparo e caem super bem com uma cervejinha.
Receitas salgadas fáceis variadas
34. Arroz de festa: não sabe o que servir junto com o tradicional peru? Um arroz diferentão é uma boa pedida. Esse aqui é cozido em espumante, o que garante um sabor que é pura chiqueza. Castanhas do Pará, uvas passas brancas e salsinha picada finalizam o prato.
35. Arroz especial de Natal: uma celebração importante como o Natal pede mais do que um simples arroz branco, certo? Para um toque diferenciado, aqui o prato conta com um toque de vinho branco seco, bem como uvas passas, damasco picadinho e amêndoas em lâminas.
36. Macarrão especial: ama massas, independente da data ou estação do ano? Se jogue sem medo nesse conchiglioni recheado com uma misturinha de cebola, alho, parmesão, ricota, damasco e uvas passas. Ou prepare o recheio de sua preferência, como frango e requeijão ou presunto e queijo. De qualquer forma, fica lindo e delicioso.
37. Cuscuz marroquino: sabor refrescante e agridoce, apresentação caprichada. Tudo que uma boa receita de final de ano pede. O cuscuz marroquino de Natal é simples de fazer e trata-se de um ótimo acompanhamento para um tender ou chester.
38. Torta de frango: embora o final de ano costume ser uma época de muita correria, vale a pena dedicar um tempinho à culinária para servir algo diferente para quem você ama. Essa torta de frango com massa crocante, por exemplo, é praticamente um presente para o paladar. Experimente!
39. Quiche: a comemoração do Natal não precisa consistir em apenas um jantar. Que tal fazer um almoço ou lanchinho em clima de festa? A quiche é uma torta salgada versátil e que pode ser servida tanto quente como fria. Basta soltar a criatividade.
40. Batata ao murro: independente da forma de preparo, batatas são sempre uma tentação. Imagina, então, quando elas são cozidas e depois assadas junto com alho, azeite e alecrim fresco? Ficam douradinhas por fora e macias por dentro, um verdadeiro deleite.
41. Figos assados com queijo: para paladares mais refinados, nada como uma sobremesa sofisticada e que, ao mesmo tempo, não é complicada de fazer. São necessários apenas cinco ingredientes: figos, queijo gorgonzola, mel, nozes e sal.
42. Queijo empanado: enquanto a ceia vai ficando pronta, vale servir uma entradinha para que os convidados não fiquem cheios de fome. O queijo brie empanado é uma sugestão irresistível, crocante por fora e bem cremosinho por dentro. Confira o passo a passo!
43. Patê de salmão: quer surpreender sua família e amigos? Chegue na ceia com essa entrada espetacular! Fazer patê em casa é mais fácil do que você imagina, e essa versão com salmão e maionese de alecrim é aromática, leve e muito apetitosa. Sirva com tortilhas e cenoura em tirinhas.
44. Torta de sobras de tender: nunca sabe o que fazer com as sobras da ceia de Natal? Aqui vai a sugestão: que tal uma torta salgada prática e gostosinha? Pode ser feita com tender, com peru, com frango ou com o que estiver dando sopa na geladeira. Receita boa é assim: simples e sem desperdício!
45. Quibe assado de grão de bico: você não precisa colocar o pé na jaca e se alimentar mal só porque é Natal. Escolhendo as receitas certas, com ingredientes nutritivos, é possível sim fazer uma ceia leve. O quibe de grão de bico é vegano e de comer sem culpa. Vale acompanhar as instruções de preparo!
46. Espetinho veggie: sim, é possível se alimentar sem carne em pleno final de ano. E os vegetarianos e veganos de plantão piram, claro. Os espetinhos de vegetais ficam prontos em um instante, são coloridos e bem gostosinhos de comer. Dica: antes de colocá-los na grelha, deixe os legumes em uma marinada por 15 minutos. Sucesso garantido.
47. Bruschetta de shiitake: pão italiano torrado com um toque de alho e coberto com shiitake e queijo gruyère. O estômago ronca só de pensar… Experimente essa gostosura como um aperitivo na sua casa! Ninguém vai resistir.
Sobremesas fáceis de Natal
48. Brownie Natalino: na ceia de Natal da sua família sempre rola um sorvetinho? Leve esse brownie para acompanhar! A lista de ingredientes pede pouco mais de 10 ingredientes, mas nada muito caro. O preparo é simples e a decoração com morangos e chantilly fica uma gracinha.
49. Manjar de coco: sabe por que manjar é uma receita tão queridinha? Porque custa pouco e tem um gostinho de infância! Para preparar a calda você precisa apenas de ameixa seca, açúcar cristal, água, vinho tinto, cravo e canela. Já para a sobremesa em si, separe amido de milho, açúcar refinado, leite de coco e leite integral. Só!
50. Mousse de maracujá: sempre sobra um espaço para aquela sobremesa que a família brasileira ama. Mousse de maracujá é uma delícia que pode ser preparada mesmo no improviso, já que exige pouco tempo de geladeira. Em duas horas já está firme e geladinha!
51. Mousse de chocolate e laranja: levanta a mão quem ama sobremesa de chocolate. E que, ainda por cima, é a coisa mais prática do mundo de fazer. Com textura aveludada, a mousse de chocolate fica ainda mais interessante com raspas de frutas cítricas, como laranja, e duas colheres de sopa de cointreau.
52. Pudim de chocolate: uma opção irresistível e que agrada quase todo mundo, o tradicional pudim de leite condensado fica mais top do que nunca quando encontra o chocolate. Anote aí os ingredientes: açúcar cristal, água, ovos, chocolate em pó, leite, leite condensado e creme de leite. Simples, né?
53. Pão doce: não tem habilidade na cozinha mas quer fazer algo bacana para contribuir na ceia? Eis uma excelente alternativa. O pão doce, além de macio, parece uma guirlanda decorativa, ficando lindo na mesa. A cobertura é feita com açúcar, leite de coco, uvas passas e frutas cristalizadas.
54. Panetone de caneca: Natal que se preze precisa ter panetone. Mas ninguém disse que precisa ser aquele que você compra pronto no supermercado. Essa versão feita na caneca fica pronta depois de 3 minutinhos no micro-ondas. É perfeita até mesmo para um lanche rápido ao som de Jingle Bells.
55. Rabanada: é claro que a rabanada não ficaria de fora da nossa lista! Essa versão da iguaria é frita em uma calda de açúcar e não leva leite em sua composição. Rende cerca de 10 unidades e leva menos de meia hora para ficar pronta!
56. Gelatina colorida: doçura que é rápida e baratinha de fazer. Impossível não gostar, certo? Para fazer essa gelatina colorida é necessário apenas creme de leite, leite condensado, gelatina incolor, gelatinas de sabores da sua preferência e água. Escolha gelatinas de cores legais para um visual ainda mais bonito.
57. Pepitinhas natalinas: uma espécie de biscoitinho que não precisa sequer de cortador, essas pepitinhas levam cores natalinas e são achatadas com um garfo. Chame as crianças quando for colocar a mão na massa, elas adorarão ajudar.
58. Pinheirinho recheado com brigadeiro: procurando uma sobremesa para impressionar a família? Sirva esse doce que mais parece um objeto de decoração! A árvore de Natal é feita com casquinha de sorvete, recheada com brigadeiro e coberta com chocolate tingido de verde.
Gostou da lista e quer ainda mais? Tudo bem! Espie já essas 33 receitas de bolo de Natal para uma ceia completa e inesquecível!
O post Receitas de Natal fáceis: 58 ideias que vão da salada à sobremesa apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Receitas de Natal fáceis: 58 ideias que vão da salada à sobremesa Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário