terça-feira, 27 de novembro de 2018

31 receitas que vão te ajudar a compor uma ceia de Natal econômica

A ceia de Natal é composta geralmente por entradas, acompanhamentos, saladas, carnes e no fim todo mundo quer um docinho. Esses pratos também podem ser feitos de forma barata, não deixando de lado o sabor gostoso que precisam ter. Uma ceia econômica pode ser servida adaptando as receitas tradicionais ou inovando nos preparos.

As variações possíveis dos pratos que fazem parte da ceia natalina são inúmeras. Você pode preparar o frango assado (que pode substituir o peru), o salpicão de frango (que funciona bem como entrada), saladas com maionese, arroz à grega e a famosa rabanada. Confira uma seleção de receitas que vão deixar a sua ceia econômica e incrivelmente apetitosa:

Entradas econômicas para a ceia

1. Palitinhos com geleia: aqui a entrada é feita com palitinhos salgados de queijo. As fatias de queijo mussarela são enroladas nos palitos e os aperitivos devem ser servidos com geleias. Os sabores das geleias são a gosto e uma dica é usar fatias bem fininhas de queijo. É uma versão fácil e prática para servir para a família!

2. Salpicão vegano: essa versão vegana de salpicão é feita com carne de jaca. O preparo ainda leva maionese vegana e vegetais como milho, salsão, batata, azeitona, cenoura, maçã verde, ervilha e uva passa. O tempero do prato é um ponto alto e é feito com mostarda, suco de limão, sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha. A batata palha pode ser utilizada para finalizar o preparo.

3. Salpicão de frango: o salpicão dessa receita é a opção mais tradicional do preparo, feita com frango desfiado. A carne é cozida com caldo de galinha e o prato também é composto por cenoura, batata, pimentão, salsão, maçã verde, uva passa, mostarda e maionese. O tempero é a gosto e o resultado vai te deixar salivando!

4. Salpicão de presunto: o salpicão faz sucesso na ceia natalina por ser um prato fresquinho, perfeito para o calor que faz geralmente nessa época do ano. Essa versão do preparo é feita com presunto, pimentão vermelho, maçã verde, amêndoas em lascas, palmito, maionese e creme de leite. Para temperar deve-se usar suco de limão, salsinha, sal e pimenta-do-reino. A batata palha é utilizada para finalizar o salpicão e o resultado é uma combinação interessante com a textura cremosa do prato.

5. Batatas assadas com molho de coentro: esse aperitivo é feito com uma combinação de três tipos diferentes de batata: a baroa, a inglesa e a doce. O preparo da opção de entrada também leva fubá, sal, azeite e pimenta-do-reino e é realizado no forno. O molho cremoso de coentro é composto por castanha-de-caju, alho, sal, água, azeite, limão espremido e o vegetal.

Acompanhamentos econômicos para a ceia

6. Farofa de calabresa: um acompanhamento tradicional da ceia de Natal é a farofa. Essa versão tem como ingredientes principais a calabresa e a farinha de mandioca. O prato também é composto por cebola, manteiga, ovos cozidos, azeitona e bacon. O tempero fica por conta do sal e da salsinha.

7. Cuscuz marroquino: o cuscuz marroquino é um prato de origem árabe, que possui um preparo bem descomplicado. O acompanhamento é feito apenas com os grãos, manteiga e água. O couscous é fervido em água com sal e a manteiga. A panela é tampada e os grãos são “desgrudados” com um garfo.

8. Arroz de Natal com lentilha e cebola caramelizada: esse é um arroz gostoso e de preparo simples, ideal para uma ceia econômica. Para prepará-lo, são necessários os seguintes ingredientes: óleo, lentilha, arroz branco cozido e cebola. Os grãos são todos cozidos e combinados. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. A cebola é frita até dourar bem e utilizada na finalização. É possível incrementar o prato com nozes e passas.

9. Arroz à grega: o arroz à grega é um preparo clássico e muito servido no Natal. Essa versão do prato leva uma combinação dos pimentões vermelho, amarelo e verde. Além disso, o arroz é acompanhado por ervilha, milho, cenoura e passas. O alho e o cheiro-verde utilizados dão um toque especial para o preparo, que fica com um gostinho irresistível!

10. Arroz com lentilha e bacon: a mistura de sabor incrível do bacon com lentilha está presente nessa receita. O arroz é incrementado com a combinação e temperado com azeite, sal, pimenta-do-reino e aceto balsâmico. O conhaque dá um toque especial para o preparo, que ainda conta com ingredientes como cebola e alho.

11. Farofa de biju com bacon: essa receita traz a farofa de biju incrementada com alho-poró, cenoura, castanha-do-pará, bacon e raspas de limão. O preparo ainda leva manteiga e para temperar deve-se utilizar pimenta-do-reino, salsinha e sal. É um prato que pode ser feito rapidamente e precisa fazer parte da sua ceia natalina!

12. Farofa com ovos, bacon e passas: a farofa com ovos é um acompanhamento tradicional e muito gostoso. Essa versão é composta por farinha de mandioca, bacon, cebola, ovo, manteiga, alho, uva passa e cebola. A salsa, a cebolinha, a pimenta-do-reino e o sal são usados para temperar o prato, que fica com uma textura bem úmida e sabor inconfundível!

Saladas baratas para a ceia

13. Salada Caesar: a salada Caesar é um clássico da culinária e pode ser servida no Natal, por ser um prato fácil de fazer e apetitoso. O preparo é feito a partir da combinação das alfaces romana e americana, peito de frango, croutons e queijo parmesão ralado. O molho de sabor inconfundível leva maionese light, azeite, sal e suco de limão tahiti.

14. Salada de repolho, maçã e passas: o repolho é combinado nessa versão de salada para a ceia com maçã picada e uva passa. O tempero utilizado leva sal, azeite e pimenta. O toque especial é feito com mostarda dijon e creme de ricota. A finalização fica por conta das nozes picadas.

15. Salada de frango agridoce: essa é uma salada bem fresquinha e que vai fazer sucesso na sua mesa de Natal. O preparo do prato leva maionese, creme de leite, nozes, uva passa, milho, frango desfiado e abacaxi. O tempero fica por conta da salsinha, do sal e da pimenta-do-reino. A salada deve ser servida geleda.

16. Salada de Natal com figo em calda: aqui a salada natalina é composta por alface, agrião, figo em calda e cerejas frescas. É uma opção com gosto bem agridoce, superagradável. O molho utilizado para temperar é feito em um bowl com azeite, sal, suco de limão siciliano, ervas e água. O resultado é uma salada perfeita para quem quer inovar!

17. Salada primavera agridoce: essa salada conta com um gostinho agridoce simplesmente delicioso. O prato é bem natural e composto por maionese, iogurte, brócolis, maçã, cenoura, uva passa e nozes. Para temperar é preciso de um pouco de suco de limão e salsinha. É uma opção que vai ajudar a deixar o seu Natal mais fresquinho e gostoso!

18. Salada de maionese, passas e maçã: a versão de salada para a ceia dessa receita incrementa a já clássica maionese de batata e cenoura. Os demais ingredientes utilizados são passas, maçã, milho verde, ervilha e cenoura ralada. A alface é utilizada para decorar o prato, que fica com um aspecto bonito e vai te dar água na boca!

Carnes para a ceia econômica

19. Lombo na pressão: essa é uma receita que além de econômica também é pratica e saborosa. O lombo é selado e cozido na pressão com cebola, cenoura, alho-poró, couro de bacon e água. O tempero é feito com azeite, cravo, louro, sal e pimenta-do-reino. O preparo ainda é combinado com batatas bolinhas e cenoura assadas com páprica doce e tomilho.

20. Ave natalina recheada com farofa: essa receita de carne para o Natal é uma ave recheada. O preparo pode ser feito tanto com o frango quanto com peru. O prato bem completo leva bacon, cebola, alho, ovo, cenoura, milho, azeitona, nozes, passas e farinha de milho. A manteiga e a salsinha utilizadas dão um toque especial para a carne, que é assada no forno e fica muito saborosa.

21. Chester natalino: aqui a carne econômica pra a ceia é o chester. A ave é preparada com um tempero de manteiga, raspas de limão siciliano, bacon e manjericão. O interior é aromatizado com tomilho, salsinha e alecrim. A carne é assada por cerca de duas horas e meia. O resultado tem sabor e textura simplesmente incríveis!

22. Rocambole de carne com queijo provolone: não é só de aves que é feito o Natal, a carne bovina também pode ser servida de forma deliciosa na celebração. Essa versão traz um rocambole feito com carne moída, linguiça, creme de leite, cebola, alho e farinha de rosca. Para temperar deve-se utilizar uma combinação de sal, pimenta caiena e cebolinha. O recheio do prato é feito com queijo provolone, catupiry e bacon.

23. Pernil de porco com farofa: a carne de porco também tem vez na ceia natalina. Esse preparo traz o pernil temperado e combinado com água e vinho tinto. A farofa é feita com farinha de mandioca, cebola e sal. A carne é levada para o forno, fatiada e servida com o acompanhamento. É uma versão bem saborosa e que precisa entrar para o menu das festividades!

Sobremesas econômicas para a ceia

24. Sobremesa de Natal fácil: essa é uma sobremesa bem simples e que agrada a todos. O preparo consiste em combinar pedaços de kiwi e morango com uma porção de chantilly. A dica é decorar com hortelã e o chantilly pode ser tanto caseiro quanto pronto. É uma versão fácil de fazer e gostosa!

25. Mousse de chocolate: a mousse de chocolate é uma sobremesa tradicional e que funciona bem para a ceias natalina. Os ingredientes necessários para realizar o doce são rum, chocolate em barra, leite, ovo, açúcar refinado, café solúvel e manteiga. Depois de pronta, a sobremesa é levada para a geladeira e deve ser servida fria.

26. Pudim de panetone: aqui a sobremesa pode ser feita tanto com panetone como com chocotone. O doce também é composto por leite, ovo, vinho do porto, leite condensado, creme de leite e açúcar com canela. Depois da massa pronta, o pudim é assado por um pouco mais de meia hora e levado para gelar. A textura é inconfundível e vai te surpreender.

27. Taça de morango com iogurte: essa taça é uma sobremesa simples e muito saborosa. Para realizar só é preciso de bolacha champagne, morango, uva passa, creme de leite, castanha-de-caju e iogurte grego. A decoração é feita com folhas de hortelã e morangos. É uma opção que deixa qualquer um pedindo mais!

28. Manjar de coco com calda de frutas: o manjar de coco é uma sobremesa gostosa e prática. O doce é feito com leite, leite de coco, amido de milho e leite condensado. A calda fica por conta do maracujá, da manga, do pêssego e do açúcar. O preparo deve ser servido gelado e vai fazer sucesso com a família inteira!

29. Rabanada fácil: a rabanada é um preparo que não pode faltar no Natal e vai deixar sua ceia ainda mais incrível. A sobremesa é composta por pão, ovo batido, leite, essência de baunilha e leite condensado. Para fritar deve-se usar manteiga e óleo. A finalização leva açúcar e canela em pó. É um doce clássico que não demanda muito trabalho!

30. Mosaico de gelatina de natal: o mosaico de gelatina é uma sobremesa muito fácil de fazer e apetitosa. O preparo leva os cubos coloridos e uma mistura de leite condensado, creme de leite, leite de coco e gelatina incolor. O doce deve ser levado para gelar por pelo menos três horas e, então, pode ser consumido.

31. Pavê de Bis: o pavê de Bis é um doce gostoso e que possui uma textura incrível. A sobremesa é feita com o chocolate, creme de leite, ovos, leite, amido de milho, leite condensado e açúcar. Os confeitos são utilizados na decoração e o preparo deve ficar na geladeira por pelo menos seis horas. É uma opção bem fresquinha!

A ceia econômica pode ser feita com pratos variados, mas mantendo a tradicionalidade e sabor que o Natal merece. São preparos que aliam praticidade, sabor e preço bom. Aprenda a fazer comidas que vão deixar seus convidados com água na boca e não pesarão no seu bolso. Sempre sobra alguma coisa depois da noite de Natal, não é mesmo? Confira light e que são compostas com as como aproveitar as sobras da ceia para o almoço de Natal!

O post 31 receitas que vão te ajudar a compor uma ceia de Natal econômica apareceu primeiro em Receiteria.

31 receitas que vão te ajudar a compor uma ceia de Natal econômica Publicado primeiro em https://www.receiteria.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário