Lista de verificação do andaime
Este guia destina-se a esclarecer quando é necessário um projeto de andaime e qual o nível de treinamento e competência que as operações de montagem, desmontagem, alteração, inspeção e supervisão de andaimes devem ter.
Projeto de andaime
É um requisito dos Regulamentos de Trabalho em Altura 2005 que, a menos que um andaime seja montado em uma configuração padrão geralmente reconhecida, por exemplo, NASC Technical Guidance TG20 para andaimes tubulares e de montagem ou orientação similar de fabricantes de andaimes de sistema, o andaime deve ser projetado por encomenda cálculo, por uma pessoa competente, para assegurar que terá força, rigidez e estabilidade adequadas enquanto for erguida, usada e desmontada.
No início do processo de planejamento, o usuário deve fornecer informações relevantes ao contratado do andaime para garantir que um processo de projeto preciso e adequado seja seguido. Normalmente, essas informações devem incluir:
- localização do site
- período de tempo, o andaime é necessário para estar no lugar
- uso pretendido
- altura e comprimento e quaisquer dimensões críticas que possam afetar o andaime
- número de elevadores embarcados
- cargas máximas de trabalho a serem impostas e número máximo de pessoas usando o andaime a qualquer momento
- tipo de acesso ao andaime, por exemplo, escada, escada, escadas externas
- se existe um requisito para lençóis, redes ou tijolos
- quaisquer requisitos ou disposições específicas, por exemplo, passadeira de pedestres, restrição de locais de amarração, inclusão / fornecimento para instalação de manuseio mecânico, por exemplo, guincho)
- natureza das condições do solo ou estrutura de suporte
- informações sobre a estrutura / construção do andaime serão erguidas juntamente com quaisquer dimensões e desenhos relevantes
- quaisquer restrições que possam afetar o processo de ereção, alteração ou desmontagem
Antes da instalação, o empreiteiro de andaime ou projetista de andaime pode fornecer informações relevantes sobre o andaime. Isso deve incluir:
- tipo de andaime necessário (tubo e encaixe ou sistema)
- comprimentos máximos de baias
- alturas máximas de elevação
- arranjo de embarque em plataforma (ou seja, 5 + 2) e o número de elevadores embarcados que podem ser usados a qualquer momento
- carga de trabalho segura / classe de carga
- cargas máximas nas pernas
- espaçamento máximo do empate horizontal e vertical e amarração
- detalhes de elementos adicionais, como pontes com vigas, ventiladores, compartimentos de carga, etc., que podem ser uma configuração padrão (consulte a nota 1 ref TG20: 13) ou projetados especificamente
- informações podem ser incluídas em desenhos relevantes, se apropriado
- Quaisquer outras informações relevantes para a concepção, instalação ou utilização do andaime
- número de referência, data, etc. para permitir a gravação, referenciamento e verificação
Todos os andaimes devem ser erguidos, desmontados e alterados de forma segura. Isto é conseguido seguindo a orientação fornecida pelo NASC no documento SG4 ‘Prevenção de quedas em andaimes’ para andaimes tubulares e de montagem ou seguindo orientações similares fornecidas pelos fabricantes de sistemas de andaimes.
Para andaimes que não se enquadram no âmbito de uma configuração padrão geralmente reconhecida, o desenho deve ser tal que técnicas de montagem e desmontagem seguras possam também ser empregues ao longo da duração dos trabalhos. Para garantir a estabilidade de andaimes mais complexos, os desenhos devem ser produzidos e, quando necessário, podem ser necessários complementos com instruções específicas.
Qualquer modificação ou alteração proposta que retenha um andaime fora do escopo de uma configuração padrão geralmente reconhecida deve ser projetada por uma pessoa competente e comprovada por cálculo.
Estruturas de andaimes que normalmente exigem design personalizado
Inclui:
- todos os andaimes de suporte (mortos, raking, flying)
- andaimes cantilevered 1
- andaimes de treliça
- retenção de fachadas
- andaimes de acesso com mais de 2 elevadores de trabalho 2
- andaimes autônomos reforçados
- telhados temporários e edifícios temporários
- andaimes de apoio
- baías de carregamento complexas 1
- torres móveis e estáticas 1
- andaimes de pé livre 1
- rampas temporárias e estradas elevadas
- escadas e escadas de incêndio (a menos que sejam abrangidos pelas instruções do fabricante)
- terraços do espectador e suportes de assento
- andaimes de ponte 1
- torres que exigem caras ou âncoras de terra
- andaimes offshore
- passarelas pedestres ou passarelas
- Andaimes pendurados e suspensos
- ventiladores de proteção 1
- pórticos do pavimento
- andaimes marinhos
- andaimes de caldeira
- travessias de linha de energia
- pórticos e torres de elevação
- andaimes de campanário
- andaimes radial / espalhada em fachadas contornadas
- andaimes do sistema fora da orientação dos fabricantes
- suportes de placa de sinal
- Estruturas finais de vedação (como telas temporárias)
- armazenamento temporário no site
- mastros, torres de iluminação e torres de transmissão
- banners publicitários / banners publicitários
- calha de lixo
- qualquer estrutura de andaime não mencionada acima que não se enquadre nos critérios de “andaime conforme” do TG20 ou orientação semelhante dos fabricantes de andaimes de sistema.
A lista acima não é exaustiva e qualquer andaime que não seja uma configuração padrão ou que não esteja em conformidade com as diretrizes dos fabricantes publicados exigirá um projeto específico produzido por uma pessoa competente.
Nota
1 . O TG20: 13 fornece andaimes compatíveis para uma gama limitada de andaimes cantilever, compartimentos de carga, torres estáticas, uso de rakers, pontes e ventiladores de proteção.
2 . O TG20: 13 fornece uma variedade de andaimes compatíveis, que podem ser embarcados em qualquer número de elevadores, mas somente duas plataformas podem ser usadas como plataformas de trabalho a qualquer momento.
Competência e supervisão de agentes de andaimes
Todos os funcionários devem ser competentes para o tipo de trabalho de andaimes que estão realizando e devem receber treinamento apropriado relevante para o tipo e a complexidade do andaime em que estão trabalhando.
Os empregadores devem fornecer níveis adequados de supervisão, levando em conta a complexidade do trabalho e os níveis de treinamento e competência dos armadores envolvidos.
Como requisito mínimo, toda gangue de andaimes deve ter um andaime competente que tenha recebido treinamento para o tipo e a complexidade do andaime a ser erguido, alterado ou desmontado.
Os montadores de estagiários devem sempre trabalhar sob a supervisão direta de um andaime treinado e competente. As operárias são classificadas como ‘estagiários’ até que tenham completado o treinamento e a avaliação aprovados para serem considerados competentes.
A montagem, alteração e desmontagem de todas as estruturas de andaimes (básicas ou complexas) deve ser feita sob a supervisão direta de uma pessoa competente. Para estruturas complexas, isso normalmente seria um ‘Andaime Avançado’ ou um indivíduo que recebeu treinamento em um tipo específico de estrutura de sistema para a complexidade da configuração envolvida.
Agentes de andaimes devem estar atualizados com as últimas mudanças na orientação de segurança e boas práticas de trabalho dentro da indústria de andaimes. Dar aos operários briefings pré-início específicos do trabalho e palestras regulares sobre a caixa de ferramentas é uma boa maneira de mantê-los informados.
Orientações sobre a experiência relevante de Andaimes e Andaimes Avançados, incluindo detalhes de quais estruturas elas são consideradas competentes para erigir, podem ser obtidas no site do CISRS (Construction Industry Scaffolders Record Scheme) .
Inspeção de andaime
É responsabilidade do usuário / contratado do andaime garantir que todos os andaimes tenham sido inspecionados da seguinte maneira:
- após a instalação / antes da primeira utilização
- em um intervalo de não mais do que a cada 7 dias daí em diante
- A seguir a qualquer circunstância que possa comprometer a segurança da instalação, por exemplo ventos fortes.
Toda inspeção de andaimes deve ser realizada por uma pessoa competente, cuja combinação de conhecimento, treinamento e experiência é apropriada para o tipo e a complexidade do cadafalso. A competência pode ter sido avaliada no âmbito do CISRS ou um indivíduo pode ter recebido treinamento em inspeção de um tipo específico de andaime de sistema de um fabricante / fornecedor.
Um não-montador que tenha participado de um curso de inspeção de andaime (por exemplo, um gerente de obra) pode ser considerado competente para inspecionar uma estrutura básica de andaime.
O relatório de inspeção do andaime deve anotar quaisquer defeitos ou questões que possam resultar em risco à saúde e segurança e quaisquer ações corretivas tomadas, mesmo quando essas ações sejam tomadas prontamente, pois isso auxilia na identificação de qualquer problema recorrente.
https://www.behance.net/locacaoandcfc7
http://wireless.fcc.gov/cgi-bin/wtbbye.pl?https://locacaodeandaimessp.com
https://www.womenalia.com/blogs/locacao-de-andaimes
http://site-1690019-7639-8239.strikingly.com/blog/como-fazer-um-bom-planejamento-em-construcao-civil
https://www.hellocoton.fr/mapage/andaimes
http://revistas.ulima.edu.pe/index.php/enfoque/comment/view/1872/1889/4533
https://estudiosdeasiayafrica.colmex.mx/index.php/eaa/comment/view/2404/2427/30469
http://www.fumec.br/revistas/tfc/comment/view/1568/0/622
http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/comment/view/2127/2057/150567
http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/user/viewPublicProfile/197542
The post Guia Para Projetos Com Andaimes appeared first on Locação Andaimes SP.
Guia Para Projetos Com Andaimes Publicado primeiro em locação de andaimes
Nenhum comentário:
Postar um comentário